Procure nas minhas páginas...

Friday, March 07, 2008

LINGUA PORTUGUESA



Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante, pode ser útil para outras pessoas. A Língua Portuguesa agradece.

Não diga:

- Menas (sempre menos).

- Iorgute (iogurte).

- Mortandela (mortadela).

- Mendingo (mendigo).

- Trabisseiro (travesseiro).

- Trezentas gramas (é trezentos gramas: O grama (peso) / A grama
(vegetação).

- Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade).

- Cardaço (cadarço).

- Asterístico (asterisco).

- Beneficiente (beneficente lembre-se de Beneficência Portuguesa).

E lembre-se também:

- Mal - contrário de Bem.

- Mau - contrário de Bom.

- A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem
de germinar, nascer, brotar.

- O certo é CUSPIR e não GOSPIR.

- O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da
cozinha.

- Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e
não "soando", pois quem "soa" é sino!

- O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

- Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.

- O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.

- "FAZ dois anos que não o vejo" e não " FAZEM dois anos".

- POR ISSO e não PORISSO.

- "HAVIA muitas pessoas no local" e não " HAVIAM".

- "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."

- PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA.

- A PARTIR e não À PARTIR.

- Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer. Mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, eles, nós, vós, eles".

- Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, etc. etc.).